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16 de mar. de 2014

TERESIANO - 7º Ano - Exercícios de Revisão III - Pronome Relativo

O emprego do pronome relativo no processo coesivo.

Ø  Coesão textual: trata-se de harmônica ligação de elementos (palavras, frases, parágrafos) no texto. Essa conexão contribui para a construção do sentido de um texto.

Ø  Pronomes relativos: são recursos de coesão, pois permitem que palavras já mencionadas sejam retomadas sem serem repetidas.



Texto 1                                                                       Texto 2


Quadrilha (adaptado)                                                  Quadrilha (versão original)


João amava Teresa, amava Raimundo,                                  Carlos Drummond de Andrade
amava Maria, amava Joaquim, amava Lili                    João amava Teresa que amava Raimundo 
não amava ninguém.                                                    que amava Maria que amava Joaquim que
                                                                                   amava Lili
                                                                                  que não amava ninguém.
                                                                                  [...]


1. Comparando-se os fragmentos dos textos 1 e 2  acima quanto ao sentido, pode-se perceber diferenças.

a) Explique  essa diferença.
b) O que motivou a diferença de sentido?

Texto 3


2. Como seria a redação da fala do personagem se ele não utilizasse o pronome relativo no trecho 
“em que ele come a vovozinha!”?

3. Complete a lacuna.
Pode-se deduzir que o emprego do relativo promove coesão mais satisfatória, pois
 _______________________________________________________________
 
Texto 4
Era uma aldeia de pescadores de onde a alegria fugira e os dias e as noites se sucediam numa monotonia sem fim, das mesmas coisas que aconteciam, das mesmas coisas que se diziam, dos mesmos gestos que se faziam [...]
(Rubem Alves, A Aldeia que nunca mais foi a mesma, Folha de São Paulo 19/05/84)

4. Comente  o emprego do  pronome relativo, considerando seu papel coesivo.
5. Proponha uma substituição adequada para o item grifado.

6. Por meio do emprego dos pronomes relativos “que”, “qual” , “cujo”, “onde” ,  ligue a 2ª frase à primeira.  Faça apenas as adaptações necessárias para melhor coesão das ideias.

I
 (A) O mundo digital desperta novos padrões de comportamento.
(B) O conforto do mundo digital é inegável.

II.
(A) Os smartphones  não podem ser os senhores dos homens.
(B) Os smartphones se tornaram ferramentas essenciais no mundo moderno.

III.
(A) Ninguém defenderá a volta a um mundo antigo.
(B) No mundo antigo não havia o conforto que as novas tecnologias proporcionam.

Respostas:

1.
a) No texto 1, João ama a todos e no último verso não ama ninguém, o que parece incoerente com o que foi dito antes.  No texto 2, há várias pessoas que amam tantas outras. 
b) No texto 1 as ideias estão unidas sem a palavra "que" (pronome relativo); no texto 2, as ideias foram ligadas por meio do pronome relativo "que".
2. Ele come a vovozinha na parte/nessa parte.
3. pois evita que as palavras sejam repetidas desnecessariamente.
4. O pronome relativo "onde" retoma a palavra "aldeia", pois é um pronome usado para retomar lugar. Uma outra redação seria "Era uma aldeia da qual a alegria fugira..."
6. I - O mundo digital, cujo conforto é inegável, desperta novos padrões de comportamento.
II - Os smartphones, que se tornaram ferramentas essenciais no mundo moderno, não podem ser os senhores dos homens.
III - Ninguém defenderá a volta a um mundo antigo onde não havia o conforto que as novas tecnologias proporcionam. 




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